segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bolo de Massa Folhada

Aqui vai uma receita para os apreciadores de Massa Folhada. Quando vi esta receita pensei logo "tenho que fazer", porque adoro doces de massa folhada e a combinação de bolo com massa folhada é uma delícia. A receita original era feita com pão-de-ló mas eu optei por fazer com bolo de chocolate simples e posso dizer-vos que ficou muito bom. Podem optar por fazer com outro bolo ou outro creme.



Ingredientes:

2 placas de Massa folhada

Bolo:
7 ovos
2 cháv. açúcar
2 cháv. farinha
Meia cháv. óleo
1 cháv. água quente
Meia cháv. cacau em pó
1 c. sobremesa de fermento

Ovos Moles Pobres:
5 ovos
250 gr açúcar
150 gr água


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC e colocar as placas de massa folhada no forno até ficarem cozidas e reservar.



Bolo: Bater as gemas com o açúcar. Juntar o chocolate, a farinha e o fermento.
Em seguida adicionar o óleo e a água quente. Por fim misturar as claras em castelo.
Colocar numa forma sem buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno a 180ºC até cozer (fazer o teste do palito).


Ovos Moles Pobres: Colocar num tacho a água com o açúcar e levar ao lume até obter uma calda de açúcar. Deixar arrefecer um pouco. Bater os ovos muito bem e juntar um pouco de calda mas mexendo sempre para não cozer os ovos. Depois colocar todo no tacho novamente e misturar muito bem e levar ao lume até engrossar mexendo sempre.
Pode fazer na Bimby, coloca a água e o açúcar no copo e programa 17 min/ Varoma/ Vel.1. e deixe arrefecer. Numa taça bata os ovos muito bem, junta um pouco de calda de açúcar e misture muito bem para não cozer os ovos. Coloca a borboleta no copo com a restante calda de açúcar e programa 10 min/ 100ºC/ Vel.2 e vá deitando pelo bucal os ovos batidos. No final se o creme ainda não tiver engrossado pode dar mais 5 minutos. 




Montagem: Cortar o bolo em duas partes. No prato de servir colocar uma placa de massa folhada, depois ovos moles e uma parte do bolo, em seguida colocar a outra placa de massa folhada, mais ovos moles e a outra parte do bolo e por fim barrar com o restante creme de ovos (entre o bolo e a massa folhada não coloquei muito creme para não ficar demasiado doce, mas se preferir pode dobrar a receita dos ovos moles e colocar mais creme).



Por fim decorar a gosto. Eu optei por pepitas de chocolate e um pouco de massa folhada desfeita, mas pode optar por amêndoa laminada, açúcar em pó e canela...


Sem comentários:

Enviar um comentário